sábado, 24 de janeiro de 2009

História Mitológica do Hidromel

Ando sumido porque...
Quebrei meu ombro, na erdade fraturei, a rotula trincou em 3 partes e dentro, o osso do braço que liga com o ombro se quebrou, fiz a cirurgia e coloquei a té pino.
Estou por uns tempos meio afastado da internet, mas o Hidromel já está pronto, em breve trago novidades sobre ele e inclusive um ponto de venda.
Mais detalhes é só ficar de olho no blog.

Hidromel, da mitologia para a realidade, dos textos para nossa garganta sedenta por uma boa bebida...
Um tanto quanto reduzida, mas essa versão vai direto ao assunto, com o tempo coloco uma versão melhor que no exato momento não estou achando em meus arquivos, segue então abaixo a lenda ou origem fantastica que o povo nordico sempre seguiu como sendo real (até o Cristianismo chegar e "forçar delicadamente" a conversão do povo e abandono da cultura que eles tinham, mas ainda bem que nem todos engoliram isso e guardaram ensinamentos e outras coisas de sua preciosa cultura.

Eis o texto sobre o Hidromel:
Ao final da guerra entre os Aesir e os Vanir, os deuses cuspiram em um grande jarro (outras versões dizem que cada um deles verteu um pouco de sangue no recipiente) para selar a Paz. Para guardar o jarro, os deuses criaram Kvasir, um deus sábio e de grande conhecimento.

Kvasir, em suas viagens pelo mundo, onde ensinava e aprendia, chegou ao reino dos anões e lá foi assassinado. Ao seu sangue os anões misturaram cerveja, e a bebida resultante foi batizada de “Bebida dos Deuses”, pois provinha do sangue de um deus e dava grande conhecimento àquele que a bebesse. Gigantes invadiram a morada dos anões e levaram a bebida, e para recuperá-la, Odin disfarçou-se de gigante, seduziu a guardiã e tomou a bebida para si, levando-a para Asgard. De posse dos deuses, a bebida passou a ter propriedades proféticas.

Um comentário: